BLOG

17/06/2019

A estagnação da produtividade da economia brasileira nos últimos anos se deve, entre outros fatores, à baixa atividade de inovação do setor industrial no país. A fim de mudar esse quadro serão necessárias políticas públicas que fortaleçam a agenda da inovação e, principalmente, de um esforço maior da iniciativa privada em incorporá-la.

CATEGORIA:
17/06/2019

Indústria 4.0 exige mudança de produção e gestão. No Brasil, 22% do conjunto da indústria é ainda 2.0.

A reunião do Conselho Superior de Economia (Cosec) da Fiesp desta terça-feira (11/6), teve como tema “Os problemas que o Brasil enfrentará para ajustar-se à indústria 4.0 e ampliar suas ligações produtivas com o exterior”.

CATEGORIA:
10/06/2019
Financiamento BNDES

O que é o BNDES Direto 10?

O BNDES Direto 10 é uma linha de financiamento de R$ 1 milhão a R$ 10 milhões, operado diretamente pelo BNDES, para investimentos em setores de alta complexidade tecnológica e intensivos em conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), Educação, Economia Criativa, Eficiência Energética, Complexo Industrial da Saúde, Autopeças, Bens de Capital (BK) e Defesa.

Quem pode usufruir?

CATEGORIA:
04/06/2019
Agroindústria, IoT e Inovação

Bancos privados e governo aceleram em 2018 a ampliação da agricultura digital

CATEGORIA:
20/05/2019
Produção e difusão do conhecimento: estratégia propulsora para inovação

Atualmente, exige-se que as organizações inovem constantemente, porém não existe uma receita exata. A geração de conhecimento pode ser o caminho.

A educação de qualidade, quarto objetivo do desenvolvimento sustentável da ONU, é um canal importante para a disseminação e geração de conhecimento, bem como fundamental para o desenvolvimento e crescimento econômico mundial. Por sua vez a inovação, aliada à educação, eleva a competitividade entre as organizações e cria novos mercados.

CATEGORIA:
17/05/2019
TI

Justamente a TI, que é responsável por garantir a entrega de todas as informações, vive um cenário de “escuridão”.

Outro dia presenciei um bate-papo entre um líder da área de negócio e outro de TI. No centro da discussão, enquanto o primeiro reclamava das informações que não chegavam às suas mãos em um tempo adequado para otimização dos resultados da empresa, o segundo justificava o atraso do envio de dados com base no excesso de trabalho do departamento, afinal, cada vez mais impera nas companhias a famosa regra do fazer mais com menos gente.

CATEGORIA:
15/05/2019
Inovação aberta

Nos últimos séculos observamos cada vez com mais frequência revoluções tecnológicas e o surgimento de novas ideias, principalmente dentro da indústria e do mercado.

A Inovação Aberta (Open Innovation) é uma dessas novas ideias que surgiu da necessidade se substituir o modelo antigo e falho aplicado dentro das empresas, conhecido como Inovação Fechada. Quer saber mais?

Porque substituir o modelo de Inovação Fechada?

CATEGORIA:
15/05/2019
De onde vem a inovação?

Cada vez mais acessível, a tecnologia promove mudanças constantes nos modelos de negócios. Por isso, inovar é essencial.

Há uma verdade inexorável na condição humana: nunca estamos satisfeitos. A acomodação não faz parte da nossa tradição. Mesmo o mais tranquilo e desencanado dos seres humanos é incapaz de seguir a mesma rotina todos os dias. Sempre buscamos o inusitado, a surpresa, o novo. Esse desejo intrínseco de sair da mesmice é o que alimenta a nossa criatividade.

CATEGORIA:
06/05/2019
Falamos de Inovação

Evento realizado pela F. Iniciativas debateu o atual cenário do uso da TI para inovação no país, tendências para o futuro e a importância de incentivos fiscais para o fomento de projetos inovadores que impulsionam a economia

 

CATEGORIA:
17/04/2019
Pesquisadora fala sobre inovação e desafios da indústria 4.0

Inovação e mudanças no mercado tecnológico têm se tornado, cada dia, mais comuns. Diariamente surgem inúmeras tecnologias que modificam a maneira de comprar, se locomover, comunicar, vender, conhecer lugares, dentre outras oportunidades de transformações no cotidiano das pessoas. Termos como a chamada “Magic Phills ou Comida do Futuro, Startups, Flying Cars ou Carros Voadores Tripulados, Instant Messengers ou Telecomunicadores, Indústria 4.0”, estão se tornando cada vez mais habituais e populares.

CATEGORIA: