BLOG

19/03/2019
Maquina

As empresas que procurarem o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para adquirirem máquinas e equipamentos via Finame em 2019 terão a certeza de estarem adquirindo produtos inovadores.

É que o critério de credenciamento de novos fornecedores mudou e desde o final de 2018 substituiu o de nacionalização em valor e em peso pelos o que utilizam componentes de alta intensidade tecnológica. Também são levados em conta os gastos destas empresas com pesquisa, desenvolvimento ou inovação e o faturamento.

CATEGORIA:
26/02/2019
O que muda para as empresas a nova metodologia de credenciamento no BNDES FINAME?

Mercado de máquinas e equipamentos deve estar atento aos novos prazos para recredenciamento divulgados pelo BNDES.

Os financiamentos oferecidos por instituições federais ou organismos estaduais para fomentar projetos de P&D e inovação tecnológica são ferramentas importantes para aumentar a competitividade e viabilizar a evolução das empresas. Também para o conjunto da economia, este tipo de fomento impulsiona e fortalece o mercado, promovendo resultados positivos em âmbitos nacional e internacional.

CATEGORIA:
21/02/2019
Globalização 4.0 e revolução tecnológica

Os holofotes da imprensa internacional no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos em janeiro passado, voltaram-se sobretudo para os desafios da OMC diante da guerra comercial entre Estados Unidos e China e de suas repercussões mundo afora. Não sem razão. Afinal, a entidade procura se modernizar, na tentativa de reduzir a nova onda de protecionismo que avança na contramão dos acordos de facilitação do comércio entre blocos e nações.

CATEGORIA:
21/02/2019
Ciências, Tecnologia e Inovação

O grande divisor de águas, há muito tempo, entre as nações que conseguem se desenvolver e aquelas que ficam a reboque das decisões globais, é o domínio do conhecimento” destaca  Vanderlan da Silva Bolzani, professora titular do IQAr-Unesp e vice-presidente da SBPC

CATEGORIA:
19/02/2019
O  Brasil precisa investir mais em inovação

As empresas brasileiras investem pouco em inovação. Com isso, o Brasil está se consolidando como um produtor de commodities e ficando de fora da economia moderna. Se o cenário não mudar, o país não conseguirá superar suas dificuldades socioeconômicas. Isso é o que aponta o estudo Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento: desafios para o Brasil, produzido pela Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI).

CATEGORIA:
07/01/2019

Marcos Pontes substitui Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo, que comandava a pasta.

Em evento, o novo ministro apresentou as diretrizes da nova gestão e os desafios que preocupam mais a equipe. Ele disse que tem discutido com entidades da área formas de valorizar as carreiras de produção de conhecimento e de como motivar os pesquisadores brasileiros a ficarem no país. Entre os desafios estão a garantia de infraestrutura e a promoção do desenvolvimento profissional.

CATEGORIA:
18/12/2018

Em dezembro de 2018, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, passou a adotar uma nova metodologia para o credenciamento no BNDES FINAME, substituindo os atuais índices de nacionalização de valor (INv) e de peso (INp).

CATEGORIA:
17/12/2018

Iniciativa criada em 2016 e coordenada pelo MDIC, em parceria com ABDI e outras entidades, tem como foco implementar melhorias nas pequenas e médias empresas do país.

CATEGORIA:
03/12/2018

Inovador brasileiro precisa esperar cerca de oito anos para ter sua patente avaliada; de acordo com os dados globais, a China se transforma em centro de inovação.

CATEGORIA:
09/10/2018

Os programas existentes no marco legal brasileiro para fomentar os projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) são variados: desde incentivos fiscais federais no âmbito global e setorial – tais como Lei do Bem, Lei de Informática, Rota 2030, entre outros – até incentivos municipais ou mecanismos de financiamento público diversos, tanto federais quanto estaduais. Nos últimos dois anos de governo, vários desses mecanismos foram alvo de questionamento, por motivos distintos.

CATEGORIA: