IA, IoT, big data, nuvem e segurança impulsionam investimentos em tecnologia

25/09/2019

IA, IoT, big data, nuvem e segurança impulsionam investimentos em tecnologia

Apesar do ritmo lento da atividade econômica brasileira, estima-se que os gastos com tecnologia devem crescer cerca de 10,5% neste ano.

Essa constatação é atribuída em grande parte à intensificação dos projetos corporativos de transformação digital, visando principalmente a modernização de processos e o desenvolvimento de novos modelos de negócio. 

Segundo dados da IDC Brasil, as tecnologias que estão puxando os investimentos são inteligência artificial (IA) e machine learning, ferramentas de big data e analytics, computação em nuvem e aplicações de internet das coisas (IoT), além de smartphones, tablets e computadores pessoais. 

Hoje, por exemplo, 15,3% das médias e grandes empresas no país já usam a inteligência artificial e a perspectiva é o percentual dobrar nos próximos quatro anos. Entretanto, a maioria das aplicações de IA ainda está restrita a rotinas de maior complexidade, geralmente em empresas com nível de maturidade mais elevado ou grandes corporações. Por outro lado, a computação em nuvem já consegue possibilitar que as pequenas e médias empresas também iniciem o processo de transformação digital. 

O fato é que a tecnologia é um recurso sempre visto como um recurso auxiliar às empresas, para trazer alternativas em momentos econômicos ruins ou alavancar o modelo de negócio em momentos econômicos bons. 

 

Com informações do Valor Econômico

Add new comment