BLOG

18/12/2018

Em dezembro de 2018, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, passou a adotar uma nova metodologia para o credenciamento no BNDES FINAME, substituindo os atuais índices de nacionalização de valor (INv) e de peso (INp).

CATEGORIA:
17/12/2018

Iniciativa criada em 2016 e coordenada pelo MDIC, em parceria com ABDI e outras entidades, tem como foco implementar melhorias nas pequenas e médias empresas do país.

CATEGORIA:
03/12/2018

Inovador brasileiro precisa esperar cerca de oito anos para ter sua patente avaliada; de acordo com os dados globais, a China se transforma em centro de inovação.

CATEGORIA:
09/10/2018

Os programas existentes no marco legal brasileiro para fomentar os projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) são variados: desde incentivos fiscais federais no âmbito global e setorial – tais como Lei do Bem, Lei de Informática, Rota 2030, entre outros – até incentivos municipais ou mecanismos de financiamento público diversos, tanto federais quanto estaduais. Nos últimos dois anos de governo, vários desses mecanismos foram alvo de questionamento, por motivos distintos.

CATEGORIA:
16/08/2018
Anpei leva a candidatos propostas para inovação

 

Decisivo para o desenvolvimento do país, o investimento em inovação deve ser classificado como "prioridade nacional", com objetivos e estratégias bem definidas, e melhor integração entre os ministérios que conduzem políticas relacionadas ao tema. A avaliação, da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), faz parte de documento com 15 propostas de incentivo à inovação que a entidade apresentou aos candidatos à presidência da República na sexta-feira.

CATEGORIA: Inovação
15/08/2018

 

A Fapesp lançou, por meio de uma parceria com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), uma pesquisa de imagem com foco em seus programas de apoio à pesquisa e à inovação em empresas de grande e médio porte, como o de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite) e o programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE).

CATEGORIA: Inovação
15/08/2018

Escrito por Feliciano Aldazabal

Foi publicada no mês de julho a Medida Provisória 843 (MP 843/18), com o objetivo de dar andamento à iniciativa conhecida como “Rota 2030”. Criado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em conjunto com a iniciativa privada, o novo regime visa apoiar a indústria automotiva brasileira para que esteja apta a competir em nível de igualdade com as grandes indústrias globais.

CATEGORIA: Legislación
28/06/2018
Ex-tarifário

O ex-tarifário é uma concessão tarifária que reduz a alíquota de Imposto de Importação de bens de capital (BK) e bens de informática (BIT) sem similar nacional.

Atualmente, o Conselho de Ministros da CAMEX tem promovido a redução do imposto de importação para 0% (zero) dos bens incentivados com o ex-tarifário. Sem essa redução, as importações de BK teriam uma incidência de 14% de Imposto de Importação e, as de BIT, 16%. Tal redução aplica durante dois anos. Entretanto, após o fim da vigência, é possível solicitar uma prorrogação do incentivo.

CATEGORIA: Incentivos fiscais
20/06/2018
Inovação, ISO, Certificado

Por Alexandre Pierro

Uma pesquisa feita recentemente pela Desenvolve SP, mostrou que mais da metade dos empresários paulistas pretendem investir em algum tipo de inovação entre 2018 e 2020. O principal desejo desses empresários é inovar para conquistar novos mercados. No entanto, apesar do crescente interesse das empresas brasileiras no tema, ainda há muitas dúvidas sobre o que, de fato, é inovação. E, separar quem realmente é inovador de quem está apenas se apropriando indevidamente do discurso, era uma tarefa quase impossível.

 

CATEGORIA: Inovação
03/05/2018

 

Pesquisa da ABDI/FGV indica que mais da metade das empresas (50,6%) buscava avanços tecnológicos em produtos ou processos no 1º trimestre de 2018.

 

O investimento das indústrias brasileiras em pesquisa e desenvolvimento (P&D) teve queda. Em uma escala de 0 a 200, o último trimestre de 2017 alcançou 92,8 pontos – menor do que o índice do terceiro trimestre (96,9). Quando o indicador, que oscila entre 0 e 200, se mantém abaixo dos 100 pontos, significa que um maior número de empresas irão diminuir ou não realizar investimentos em inovação no período pesquisado.

CATEGORIA: Inovação