BLOG

30/01/2018
Floripa tem Lei Rouanet da Inovação

Florianópolis acaba de criar uma lei pela qual pessoas físicas e jurídicas poderão destinar uma parte dos seus impostos para fomentar iniciativas inovadoras.

O Programa de Incentivo Fiscal à Inovação, chamado informalmente de “Lei Rouanet da Inovação”, permite a doação de até 20% do ISS e IPTU para empresas de alguns setores, incluindo o de TI, que se enquadrem em alguns requisitos.

Até onde a reportagem do Baguete pode averiguar, é uma iniciativa pioneira em nível nacional.

CATEGORIA: Inovação
30/01/2018
Governo lança plano para estimular tecnologia dentro da indústria

Plano foi elaborado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações após discussões com especialistas, empresários e pesquisadores.

O governo federal lançou dia 14, um pacote de estímulo à modernização da indústria brasileira. Chamado de “Manufatura Avançada”, o plano tem o objetivo de levar ao setor o conceito 4.0, com a incorporação de tecnologias como robótica, nanotecnologia, e tecnologia de informação e internet das coisas ao processo produtivo.

CATEGORIA:
30/01/2018
Brasil é reprovado nas ações políticas e tributárias de incentivo à Inovação

A Consumer Technology Association (CTA), entidade que reúne as empresas de tecnologia do consumo, divulgou no dia 09/01, um ranking mundial de ações de países para o fomento à Inovação. O Brasil foi reprovado na maioria dos itens avaliados e tirou a nota mais baixa possível - F - na parte relativa ao ambiente tributário e na adoção de políticas públicas de incentivo à Inovação.

CATEGORIA: Inovação
11/01/2018
Desenvolve SP: Pequenas e médias empresas devem investir em inovação

A pesquisa anual, realizada pela Desenvolve SP, que busca identificar o perfil dos empreendedores e apontar suas percepções sobre inovação e principais dificuldades de investimento mostra que investir em inovação para ganhar novos mercados é a meta das pequenas e médias empresas (PMEs) paulistas até 2020.

CATEGORIA: Inovação
04/01/2018
São Paulo formaliza rede de inovação e empreendedorismo no Estado

São Paulo começa 2018 com um ambiente formal para o empreendedorismo. Foi criada a Rede Paulista de Ambientes de Inovação (SP REDE). A iniciativa congrega, apoia e articula, por meio de ações técnicas, políticas, institucionais e gerenciais, ambientes de inovação e empreendedorismo.

CATEGORIA: Inovação
01/12/2017
Indústria, Inovação, Inteligência Artificial, Futuro

Inovações transformam as fontes de competitividade, os modelos de negócios e a gestão empresarial. Hoje, vivemos um intenso processo de geração e difusão de tecnologias integradas e inteligentes. As empresas brasileiras precisam se posicionar frente a essa revolução. Apesar dos riscos, que não são desprezíveis, a indústria está diante de oportunidades para avançar em sua capacidade competitiva. Para isso, é necessário conhecer tendências, identificar tecnologias relevantes e estimar impactos das mudanças.

CATEGORIA: Inovação
13/12/2017
F. iniciativas apresenta oportunidades para financiamento da inovação na França à empreendedores brasileiros

Na semana passada, entre os dias 03 e 08 de dezembro, ocorreu a primeira missão do StartOut Brasil em Paris, na França. Iniciativa do governo federal e criado pelo MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) em parceria com Apex Brasil, Sebrae, Anprotec e MRE (Ministério das Relações Exteriores), StartOut Brasil é um programa de aceleração de Startups.

CATEGORIA: f. iniciativas
31/10/2017
Anpei divulga Guia Lei do Bem

Os conceitos de Pesquisa, Desenvolvimento Experimental e Inovação Tecnológica eram considerados em décadas passadas subjetivos. Ainda hoje a opinião é particular, e o entendimento entre as pessoas pode diferir. Assim, se fez necessária a uniformização de conceitos, pelo que, em 1963, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) reuniu um grupo de especialistas em estatísticas de Pesquisa e Desenvolvimento (NESTI) para elaborar uma normativa que auxiliasse a alinhar os conceitos, hoje denominada como Manual de Frascati.

CATEGORIA: Lei do Bem
30/10/2017
Empresas brasileiras investem em inovação

Entre 2014 e 2015, o investimento do setor privado do país em pesquisa e desenvolvimento aumentou de R$ 37,4 bilhões para R$ 38,1 bilhões, apesar da crise econômica. Os dados estão na publicação “Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação 2017” do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A publicação, que reúne dados da Pesquisa de Inovação do IBGE (Pintec) e outras fontes, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), fornece um retrato sobre a inovação no Brasil.

CATEGORIA: Innovación