BLOG

19/02/2019
O  Brasil precisa investir mais em inovação

As empresas brasileiras investem pouco em inovação. Com isso, o Brasil está se consolidando como um produtor de commodities e ficando de fora da economia moderna. Se o cenário não mudar, o país não conseguirá superar suas dificuldades socioeconômicas. Isso é o que aponta o estudo Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento: desafios para o Brasil, produzido pela Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI).

CATEGORIA:
07/01/2019

Marcos Pontes substitui Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo, que comandava a pasta.

Em evento, o novo ministro apresentou as diretrizes da nova gestão e os desafios que preocupam mais a equipe. Ele disse que tem discutido com entidades da área formas de valorizar as carreiras de produção de conhecimento e de como motivar os pesquisadores brasileiros a ficarem no país. Entre os desafios estão a garantia de infraestrutura e a promoção do desenvolvimento profissional.

CATEGORIA:
18/12/2018

Em dezembro de 2018, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, passou a adotar uma nova metodologia para o credenciamento no BNDES FINAME, substituindo os atuais índices de nacionalização de valor (INv) e de peso (INp).

CATEGORIA:
17/12/2018

Iniciativa criada em 2016 e coordenada pelo MDIC, em parceria com ABDI e outras entidades, tem como foco implementar melhorias nas pequenas e médias empresas do país.

CATEGORIA:
03/12/2018

Inovador brasileiro precisa esperar cerca de oito anos para ter sua patente avaliada; de acordo com os dados globais, a China se transforma em centro de inovação.

CATEGORIA:
09/10/2018

Os programas existentes no marco legal brasileiro para fomentar os projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) são variados: desde incentivos fiscais federais no âmbito global e setorial – tais como Lei do Bem, Lei de Informática, Rota 2030, entre outros – até incentivos municipais ou mecanismos de financiamento público diversos, tanto federais quanto estaduais. Nos últimos dois anos de governo, vários desses mecanismos foram alvo de questionamento, por motivos distintos.

CATEGORIA:
16/08/2018
Anpei leva a candidatos propostas para inovação

 

Decisivo para o desenvolvimento do país, o investimento em inovação deve ser classificado como "prioridade nacional", com objetivos e estratégias bem definidas, e melhor integração entre os ministérios que conduzem políticas relacionadas ao tema. A avaliação, da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), faz parte de documento com 15 propostas de incentivo à inovação que a entidade apresentou aos candidatos à presidência da República na sexta-feira.

CATEGORIA: Inovação
15/08/2018

 

A Fapesp lançou, por meio de uma parceria com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), uma pesquisa de imagem com foco em seus programas de apoio à pesquisa e à inovação em empresas de grande e médio porte, como o de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite) e o programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE).

CATEGORIA: Inovação
15/08/2018

Escrito por Feliciano Aldazabal

Foi publicada no mês de julho a Medida Provisória 843 (MP 843/18), com o objetivo de dar andamento à iniciativa conhecida como “Rota 2030”. Criado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em conjunto com a iniciativa privada, o novo regime visa apoiar a indústria automotiva brasileira para que esteja apta a competir em nível de igualdade com as grandes indústrias globais.

CATEGORIA: Legislación
28/06/2018
Ex-tarifário

O ex-tarifário é uma concessão tarifária que reduz a alíquota de Imposto de Importação de bens de capital (BK) e bens de informática (BIT) sem similar nacional.

Atualmente, o Conselho de Ministros da CAMEX tem promovido a redução do imposto de importação para 0% (zero) dos bens incentivados com o ex-tarifário. Sem essa redução, as importações de BK teriam uma incidência de 14% de Imposto de Importação e, as de BIT, 16%. Tal redução aplica durante dois anos. Entretanto, após o fim da vigência, é possível solicitar uma prorrogação do incentivo.

CATEGORIA: Incentivos fiscais