F. Iniciativas participa de estudo ENIRI

21/08/2017

F. Iniciativas participa de estudo ENIRI

F. Iniciativas participa de estudo ENIRI

A F. Iniciativas colaborou com o estudo ENIRI divulgado pela Comissão Europeia e realizado pelo escritório de advocacia do Reino Unido Bird & Bird, que comparou os mecanismos de apoio a P&D empresarial na União Europeia com os principais países que também investem em Pesquisa e Desenvolvimento.

O estudo ENIRI (Estudo sobre os Sistemas de Apoio do Estado para P&D I em concorrentes internacionais da UE nas áreas da Ciência, Pesquisa e Inovação), empreendido pela União Europeia, avalia a adequação e eficácia do quadro regulamentar para os auxílios estatais à P&D na União Europeia. Também compara a competitividade de P&D na UE com outros países como o Brasil, Canadá, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, Índia, Austrália, China, Rússia, a fim de introduzir melhorias no quadro regulamentar comunitário.

O estudo foi realizado com o objetivo de identificar as boas práticas a nível internacional em relação a P&D que podem ser aplicadas no contexto europeu e teve como motivação a vontade de resolver as incertezas que surgiram após a globalização da P&D, especialmente aquelas que tenham ligação com gastos públicos.

A F. Iniciativas teve participação no estudo, sendo responsável pelas seguintes tarefas:

  • Identificação e catalogação das medidas de apoio a P&D empresarial existentes (diretas e indiretas) em EU28, Brasil e Canadá no período 2007-2013;

 

  • Estudo do quadro institucional e o orçamento dedicado a P&D I na EU28, Brasil e Canadá;

 

  • A incorporação de todos os dados coletados sobre diferentes países (EU28 e 9 países concorrentes) em um banco de dados de incentivos para P&D I, para uso interno pela Comissão Europeia.

Para visualizar o estudo completo, acesse o link: http://bit.ly/2oUdLoY (o estudo está disponível apenas em inglês).

CATEGORíA: 

Add new comment